Vamos interagir pessoal

Mensagens

Escola... 
É o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...


Escola é sobretudo, gente. 
Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. 
O Diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, Cada funcionário é gente. 
E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como amigo, como irmão. 
Nada de “ilha” cercada de gente por todos os lados.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém. 
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, sério, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,


É também criar laços de amizade,

É conviver, e se “amarrar nela”!


Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. 

Paulo Freire



                      A educação e o caminho

Desde muito tempo fala-se que “as crianças são o nosso futuro” e o que vejo é que essas crianças estão crescendo e se tornando adultos e jogando a responsabilidade da mudança em seus filhos que agora passam a ser o futuro. Até quando continuaremos deixando a responsabilidade da mudança para os outros? Até quando deixaremos o tempo passar sem termos contribuído, o mínimo que seja, para transformarmos o que consideramos não está adequado na educação?
Há muitos debates, muitas discussões e o que se ver é que na essência nada se modifica. Continuamos com essa visão limitada do ser humano, como uma máquina que precisa de alguns componentes para funcionar bem. Esquece-se que a criança é um ser em formação e o que se passa para ela é o que ela acabará se tornando no futuro.
Há pais que não conseguem dar ordens a crianças de 2 ou 3 três anos. O que será do futuro se nós estamos criando pequenos tirânicos? Que não conhecem limites e não aceitam não como resposta. O que será do futuro se todos continuarmos agindo como estamos, seja no papel de pai, educador ou responsável por essas crianças?
Temos uma necessidade urgente de mudança, de pensarmos a criança como um ser em formação e não uma pequena máquina que para funcionar basta colocar os componentes necessários: casa, alimento, presentes. A criança é um ser humano que necessita para bem viver de atenção carinho, aconchego, apoio e também limites para crescer consciente que faz parte de grupos: família, sociedade, nação, humanidade.
A criança precisa ser compreendida em todos os seus aspectos: físico, cognitivo, social e espiritual. Vivemos num momento de grandes mudanças e o lado espiritual do ser humano cada vez está sendo considerado, pois somos todos espíritos em evolução aqui na Terra. Precisamos nos aprimorar mais nesses conhecimentos para que possamos agir mais de acordo com o que se espera dos seres humanos.
Maria Figueiredo



         O carinho e afeto na educação


Existem muitos autores que são contrários ao afeto dentro da sala de aula, mas esquecem que estamos vivendo hoje uma realidade muito difícil para as crianças.
Antes o papel do professor resumia-se a transmissão do conhecimento é verdade, mas isso acontecia porque as crianças viviam em lares estruturados, mesmo que sem o amor que deveriam receber sabiam que aquele ambiente era um lugar seguro para eles. No entanto, o que acontece hoje? As crianças perderam o referencial que tinham antes (Pai e Mãe), a estrutura familiar foi modificada, não havendo mas um lar, mas um lugar onde podem ficar. Muitas vezes os pais nem vêem os filhos apesar de dividirem o mesmo teto. O afeto, o carinho, o diálogo está ausente neste relacionamento entre pais e filhos. Raros são hoje, os pais que conseguem apesar de toda correria de suas vidas dedicarem um tempo de amor e atenção para com seus filhos. Estes pais merecem os Parabéns por ainda conseguirem desempenhar bem o seu papel.
Mas sabemos que esta não é a realidade da grande maioria das crianças e adolescentes de hoje que começam a fazer parte do mundo sem terem a base inicial que deveriam ter adquirido em casa, com seus genitores.
Refiro-me à base moral, de respeito aos limites para que não saiam por aí caindo nas ciladas da vida e atropelando aos que entram em seu caminho. É duro pensar nessa situação, mas esta é a realidade que vivemos no momento. Pais que não conseguem fazer seu papel compram seus filhos com o que a mídia determina ser bom. Tornam os filhos consumistas sem limite de tudo sem avaliarem o que estão disponibilizando para eles.
Basta observar os desenhos infantis de hoje, os heróis que as crianças admiram e vivem consumindo produtos que tem esses personagens. Os pais não percebem que nas pequenas atitudes estão contribuindo para formação da personalidade de seus filhos e não são produtos que substituirão o carinho e a atenção que a criança precisa. Nós educadores, nunca substituiremos os pais e nem devemos assumir o papel deles. Mas cabe a nós contribuímos de maneira adequada, com a parcela que nos cabe, na formação da personalidade desta criança, lembrando sempre que eles aprendem pelo exemplo e não pelo que falam para fazerem. Dessa forma, agindo com atenção e carinho, começarão a observar mais as nossas atitudes e quem sabe procurarão seguir um caminho mais digno e certo em suas vidas.

Maria Figueiredo





    A LOJA DE DEUS


Entrei numa loja e vi um Senhor. Maravilhoso com a beleza da loja perguntei: Senhor o que vendes aqui? Todos os dons de Deus. E custa muito? Não custa nada, aqui tudo é de graça. Contemplei a loja e vi que havia jarros de amor, vidros de fé, pacotes de esperança, caixinhas de salvação, muitas sabedorias, saúde, fardos de perdão, pacotes grandes de paz e muitos outros dons de Deus. Tomei coragem e pedi: Por favor, quero o maior jarro de amor de Deus, todos os fardos de perdão, um vidro grande de fé, muita saúde, esperança, bastante felicidade, salvação eterna para mim e para minha família. Então o Senhor preparou tudo e entregou-me em um pequenino embrulho, que coube na palma da minha mão. Incrédulo disse: Mas como é possível estar tudo o que eu pedi aqui? Sorrindo o senhor respondeu: Mas querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, só as sementes,plante-as, cultive-as no seu coração e distribua gratuitamente ao próximo.


Powered By Blogger